Governo aposta na ZPE de Bataguassu para atrair novos investidores para MS

 

A chegada da primeira indústria à ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu, a Biofaz Sugar e a confirmação do início das obras de alfandegamento, anunciados no mês de junho, deram o start necessário para a atração de investidores para o local. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) participou do ato de anúncio e destacou a importância estratégica da ZPE para os empresários que buscam investir em Mato Grosso do Sul e usufruir de benefícios fiscais, especialmente após as mudanças trazidas pela Reforma Tributária.

 

 

“A vinda de uma nova indústria e a confirmação das obras na ZPE não é importante somente para o município, mas para o todo o Estado, com o estímulo à captação de investidores privados e exportadores. Vamos fazer um trabalho de captação para que empresários conheçam e viabilizem investimentos na ZPE”, afirmou Bruno Bastos, que representou o secretário Jaime Verruck no evento.

 

Bruno Bastos lembrou que o Governo do Estado possui uma visão estratégica de investimentos públicos e privados para promover a geração de emprego e o desenvolvimento dos municípios sul-mato-grossenses. “Só esse ano, a nossa carteira de investimentos privados está em 33 bilhões de reais. Estamos batendo os recordes históricos, com investimentos em todas as áreas. Aqui em Bataguassu, por exemplo, estamos com a cultura do amendoim, a laranja está entrando no Estado. Temos novos segmentos industriais e ofertamos benefícios fiscais, FCO, para a atração desses empreendimentos”, afirmou.

 

A ZPE de Bataguassu tem uma área de 2 milhões de metros quadrados e está localizada estrategicamente entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e o Mercosul, e promete se tornar um dos maiores polos industriais para exportação do agronegócio brasileiro. Ela será um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção.

 

Sobre os investimentos no local

 

O diretor da Biofaz Sugar, Norail José Rodrigues, ressaltou a inovação do projeto aprovado para a produção e exportação de xarope de dextrose de mandioca e batata-doce, além de maltodextrina de batata-doce, com a marca Be Juice. “Temos um produto novo no mundo, uma inovação, que vem para ficar. Vamos montar nossa indústria aqui, que vai crescer aqui”, comentou Rodrigues.

 

Helson Cavalcante Braga, presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento e Exportação (ABRAZPE), também presente na cerimônia, destacou o momento histórico para Bataguassu e Mato Grosso do Sul, reforçando que a ativação da ZPE trará emprego e qualidade de vida para a população local.

 

“A vinda da primeira empresa na ZPE é questão de credibilidade e confiança do empresário na cidade. Isso marca um novo ciclo de mais desenvolvimento”, ressaltou o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que celebrou o início dos investimentos e a chegada da Biofaz Sugar.

 

O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, representou o governador Eduardo Riedel  no evento. “Estamos aqui para reafirmar o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da ZPE. Vamos trabalhar juntos para trazer novas empresas para a cidade”.

 

Também estiveram presentes no evento, o sócio presidente do Conselho da EGEZPE, Frederico Ribeiro Krakauer; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Firmino e demais secretários municipais; o deputado estadual Pedro Arlei Caravina além dos vereadores Eliane de Oliveira Souza e André Bezerra (Republicanos); ex-prefeito de Bataguassu, João Carlos Lemes; o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Francisco Rogeliano Ferreira Cavalcante; empresários, coordenadores e gerentes municipais.

Gastronomia E+

Saúde

Estudo associa vacina de tétano a menor risco de Parkinson