MTur faz parceria para o desenvolvimento do turismo com a Eslovênia

 

O Brasil e Eslovênia assinaram, na quinta-feira (04.07), um acordo de cooperação para o desenvolvimento do turismo entre os dois países. Com relações diplomáticas recentes, já que as embaixadas dos países foram abertas apenas em 2008 e 2010, respectivamente, o setor do turismo é uma excelente alternativa para intensificar o relacionamento e ampliar possibilidades de negócios.

 

Estavam presentes na assinatura da parceria, a embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Kracun, a ministra do Turismo, Tanja Fajon e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Heitor Kadri, que representou o ministro do Turismo Brasileiro, Celso Sabino.

 

Recebendo aproximadamente 6 milhões de turistas por ano, Brasil e Eslovênia tem características comuns na atividade turística: o grande foco de atuação no turismo verde e sustentável, além da paixão por esportes. Para Heitor Kadri, o acordo assinado é uma ótima oportunidade de difundir o turismo brasileiro na Eslovênia e na Europa.

 

“Temos potencialidades comuns nos gostos e nas preferências turísticas. Tenho certeza de que, se o turista esloveno gosta do turismo verde e sustentável, o Brasil é o melhor lugar para essa troca intercultural”, enfatizou.

 

O número de turistas eslovenos que visitam o Brasil cresceu mais de 50% do ano de 2022 para 2023, passando de 1064 para 1623. O de brasileiros conhecendo o país Europeu, por sua vez, também triplicou em relação ao ano de 2022, mostrando um crescente interesse entre os países.

 

PROMOÇÃO INTERNACIONAL

 

A movimentação de passageiros internacionais para o Brasil teve a melhor marca para o mês de maio na história. Foram mais de 1,9 milhão de passageiros em voos internacionais no período, 18,2% a mais que o registrado em maio de 2023. Os dados relativos à oferta de assentos internacionais, medida em assentos por quilômetro ofertados (ASK), também são positivos, com um aumento de 14,4% em relação a maio de 2023.

 

Para atrair mais voos internacionais para o Brasil, o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Ministérios do Turismo, de Portos e Aeroportos e a Embratur, que atuaram em dois eixos: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

 

Na primeira etapa, foram criados mais de 70 mil novos assentos ligando destinos internacionais ao Brasil. Espera-se que, ao fim dessa nova rodada, pelo menos 10.956 novos assentos sejam disponibilizados, totalizando assim 81.100 assentos.

Gastronomia E+

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa profunda aumentam no país